Edson Angelo Muniz

Fundador - Cadeira: 26

Edson Muniz nasceu em 1956, em Ituiutaba, MG, filho de João Angelo de Oliveira, o Neinho, e Dorcina Muniz de Oliveira.

Graduou-se em Tecnologia em Processamento de Dados pelo ISEPI — Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba. É genealogista, historiador, poeta, compositor e  designer  gráfico.

Autor dos livros: Família Muniz — Tronco do Triângulo Mineiro (Egil, 2002), de  genealogia  e  história, O robô de bom coração (Egil, 2011), ficção, e  Família Angelo — Tronco do Triângulo Mineiro (Mago, 2015), de  genealogia  e  história.

Em 2004, tornou-se acadêmico da ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba — sendo o patrono de sua cadeira o jornalista e ex-prefeito de Ituiutaba, Acácio Alves Cintra Sobrinho.

Participou da "Antologia de Contos" (Egil, 2005), da "IV Antologia de Poetas de Ituiutaba" (Egil, 2006) e da "V Antologia de Poetas de Ituiutaba" (Egil, 2008), todas editadas pela ALAMI.

Como historiador, em outubro de 2006, elaborou um documento — que entregou, em mãos, ao prefeito de Ituiutaba, e, posteriormente, em janeiro de 2008, entregou--o também ao presidente da Câmara Municipal —, apontando erros no brasão, na bandeira e no hino do município, importantes símbolos culturais da cidade, além de incluir sugestões para as suas correções. No entanto, nenhum dos prefeitos e vereadores de Ituiutaba deu importância a este trabalho do Edson, e assim, os referidos símbolos continuam errados. Quanto ao Hino de Ituiutaba, os problemas são apenas de algumas palavras digitadas erradas em sites da prefeitura e da câmara municipal, e gravações com a pronúncia incorreta. Cópias da letra corrigida foram entregues às escolas de Ituiutaba, um trabalho voluntário de Edson Angelo Muniz, com o apoio de alguns empresários.

Ainda na área da Heráldica, Edson colaborou na criação do Brasão da Diocese de Ituiutaba,  do Brasão da Família Paranaiba, Brasão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Capinópolis, Brasão Paróquia São Francisco de Assis de Ituiutaba, Brasão Sacerdotal do Pe. Leandro Costa, Brasão Sacerdotal do Pe. Uiliam Gonçalves, e do Brasão Sacerdotal do Pe. Eurípedes Júnior.

Edson Angelo Muniz exerceu as funções de gerente administrativo e responsável gráfico da Egil por vários anos, onde atuava também como conselheiro editorial, editor, revisor e arte-finalista. Hoje está aposentado e reside em um sítio, próximo de uma serra, no município de São Pedro, Estado de São Paulo.

Edson é de família católica. Fez a primeira comunhão na Igreja Nossa Senhora da Abadia, em Ituiutaba, hoje Santuário Nossa Senhora da Abadia, e se casou na Igreja Matriz de São José, hoje Catedral da Diocese de Ituiutaba.

Edson está terminando de escrever mais um livro de ficção científica, sequência do primeiro: O robô volta pra casa, que será publicado em 2018.

Em 25 de novembro de 2010, Edson Angelo Muniz recebeu a Comenda da Ordem do Mérito "16 de Setembro", instituída pela ALAMI, e passou a ser Comendador da ALAMI.

  Em 16 de dezembro de 2010 a ALAMI premiou entidades e personalidades que lutam pela cultura em geral. Edson Muniz foi um dos que receberam, em Ituiutaba, o Prêmio Mérito Cultural: "Incentivo à cultura".